Literacia Financeira passa a ser obrigatória em todos os anos de ensino
- Publicado em 02 setembro 2025
A nova Estratégia Nacional para a Cidadania e Desenvolvimento veio tornar a literacia financeira obrigatória em todos os anos de escolaridade, do Pré-escolar ao Ensino Secundário. Esta decisão representa um passo importante para preparar crianças e jovens para os desafios do futuro, mas também levanta uma necessidade urgente: garantir que as escolas dispõem de recursos e metodologias eficazes para ensinar este tema de forma estruturada e com impacto.
Fundação António Cupertino de Miranda já tem o projeto certo para responder ao desafio!
A Fundação António Cupertino de Miranda, enquanto fundação sem fins lucrativos, está preparada para apoiar escolas e professores com um programa pioneiro e validado: o projeto No Poupar Está o Ganho, criado em 2010 e já com resultados comprovados em milhares de alunos por todo o país.
O No Poupar Está o Ganho destaca-se por ser um programa estruturado, abrangente e adaptável. Foi pensado para acompanhar os alunos ao longo de todo o percurso escolar, desde o Pré-escolar até ao Ensino Secundário, e para apoiar professores de todas as áreas disciplinares na integração da literacia financeira nas suas práticas letivas.
Assenta numa abordagem progressiva e cumulativa: os conteúdos são ajustados à idade e ao nível de desenvolvimento dos alunos, permitindo que adquiram, consolidem e aprofundem competências financeiras de forma sustentada ao longo dos anos. Para além disso, promove aprendizagens ativas e interativas, incentivando os estudantes a aplicarem os conceitos em situações reais do dia a dia.
O programa trabalha temas centrais como:
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Planeamento e gestão do orçamento familiar
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Sistemas e produtos financeiros
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Poupança
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Crédito
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Ética, direitos e deveres
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Economia circular
Desta forma, contribui não só para o domínio dos conceitos financeiros básicos, mas também para o desenvolvimento de competências sociais, comportamentais e de cidadania, essenciais para formar cidadãos mais responsáveis, autónomos e conscientes.
Recursos ao dispor das escolas e professores
O projeto disponibiliza uma plataforma educativa responsiva que concentra diferentes recursos: conteúdos adaptados a cada nível de ensino, fichas de exercícios, materiais de apoio, jogos didáticos, filmes de animação, uma app dedicada e ainda ferramentas de apoio ao docente, como planos de aula, e-caderno digital e ações de formação online.
Impacto estudado e avaliado
Em 2020, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto realizou um Estudo de Medição de Impactos Sociais que comprovou a eficácia do projeto:
- Aumento dos conhecimentos financeiros dos alunos;
- Mudanças positivas de comportamento em crianças, jovens e famílias;
- Desenvolvimento de competências sociais e de raciocínio matemático.
Avaliação integrada
O projeto inclui um modelo de avaliação estruturado, com questionários de pré e pós-teste diferenciados por anos de escolaridade. Estes questionários são aplicados de forma anónima na plataforma educativa e permitem comparar o desempenho inicial e final de cada aluno. Os resultados ficam acessíveis aos docentes, que podem acompanhar a evolução das suas turmas e alunos.
No último ano letivo, esta metodologia foi aplicada em cerca de 600 alunos em regime piloto e, no novo ano letivo, será estendida a todos os participantes.
Preparados para apoiar todas as escolas
Mais de 115.000 alunos, em mais 120 municípios de todo o país, já participaram no projeto.
👉 As pré-inscrições para os professores estão abertas.
Desta forma, os docentes podem manifestar o seu interesse em lecionar o projeto nas suas aulas.
PRÉ-INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES AQUI!
Conheça o projeto e participe nesta missão de levar a literacia financeira a todos os alunos!