Avaliações dos professores confirmam impacto muito positivo do “No Poupar Está o Ganho”

  • Publicado em 21 agosto 2025

A 15.ª edição do projeto No Poupar Está o Ganho encerrou o ano letivo de 2024/2025 com resultados muito positivos. Mais de 25 mil alunos de todo o país participaram nesta iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda e, segundo as avaliações dos professores, o impacto foi claro dentro e fora da sala de aula.

 

Formação bem recebida

As sessões de capacitação para docentes foram avaliadas com uma média de 8,98 em 10. A maioria dos professores destacou que estas formações ajudaram a aprofundar os seus conhecimentos sobre a plataforma e sobre temas financeiros, confirmando a relevância desta componente.

Literacia financeira nas rotinas escolares

De acordo com as avaliações, o projeto foi integrado de forma consistente nas práticas letivas. O módulo de Planeamento e Gestão do Orçamento destacou-se como o mais trabalhado, refletindo a importância de ensinar os alunos a gerir o dinheiro desde cedo.

Recursos que fazem a diferença

Os professores valorizaram de forma muito positiva os materiais disponibilizados:

  • 90% consideraram a Plataforma essencial;

  • 81% atribuíram igual relevância ao Caderno de Educação Financeira;

  • As fichas de atividades e os planos de aula foram amplamente usados e bem avaliados.

A visita ao Museu do Papel Moeda, presencial ou online, recebeu também uma avaliação muito positiva, sendo apontada como uma experiência enriquecedora para os alunos.

Alunos mais conscientes e motivados

As avaliações mostram que:

  • 86% dos professores afirmam que as turmas gostaram muito de participar;

  • 81% destacam que os alunos aprenderam conteúdos importantes.

Além disso, os jovens revelaram-se mais interessados, curiosos, conscientes e motivados. As competências financeiras foram as mais valorizadas, mas houve também ganhos em áreas como o trabalho em grupo, a resolução de problemas, as competências digitais e a matemática.

No plano dos hábitos financeiros, os alunos mostraram evolução significativa: distinguir entre necessidades e desejos, resistir a compras por impulso e definir objetivos de poupança foram algumas das mudanças identificadas.

Reflexos em casa

As avaliações incluem ainda testemunhos de encarregados de educação, que notaram mudanças no dia a dia das famílias. Muitos alunos passaram a ajudar a planear o orçamento familiar, a valorizar mais a poupança e a questionar hábitos de consumo.

Confirmação de um caminho certo

No total, 90% dos professores consideraram muito importante ou bastante importante participar no projeto neste ano letivo. Quinze anos depois, as avaliações confirmam que o No Poupar Está o Ganho continua a marcar a diferença na promoção da literacia financeira e na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.

 

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