Perguntas Frequentes

Geral

  • Todos os professores que estejam interessados em transmitir conceitos de literacia financeira aos seus alunos.

  • A educação financeira é transversal a várias disciplinas, nomeadamente português (análise e interpretação de textos), matemática (estimulo do raciocínio matemático), história e geografia (evolução histórica do dinheiro e da União Europeia) e cidadania uma vez que prepara os alunos para serem cidadãos mais conhecedores e conscientes de várias questões financeiras, inclusivamente dos seus direitos e deveres enquanto consumidores.

  • As inscrições são anuais. Os docentes podem manifestar o seu interesse em participar no inicio ou durante o ano letivo.

  • Após terminado o prazo anual de inscrição, não é possível integrar o projeto nesse mesmo ano letivo. O professor interessado poderá, no entanto, solicitar a marcação de uma visita ao Museu do Papel Moeda. Durante a mesma, serão trabalhados temas abordados pelo projeto, de acordo com o nível de conhecimentos da turma e a faixa etária dos alunos. Para a marcação de visitas orientadas, o professor deverá contactar o Serviço de Educação do Museu do Papel Moeda, através do email [email protected].

  • A inscrição pode ser feita por email dirigido ao Serviço de Educação do Museu do Papel Moeda ([email protected]) ou através do preenchimento do formulário de manifestação de interesse disponibilizado no início do ano letivo.

  • Sim. Este projeto está vocacionado para abranger níveis progressivos de aprendizagem, organizados pelos vários ciclos de ensino. Poderá inscrever-se, consecutivamente ou não, durante os anos letivos que entender.

  • O projeto “No Poupar Está o Ganho” disponibiliza materiais de apoio que permitem complementar a aprendizagem dos temas de educação financeira abordados. A metodologia de implementação inclui a disponibilização de conteúdos programáticos, quer para o professor, quer para os alunos, uma visita ao Museu do Papel Moeda e formação complementar para o professor. Os conteúdos são disponibilizados atendendo à tipologia dos utilizadores e ao ano de escolaridade frequentado. O professor deverá, ao longo do ano, trabalhar com a sua turma os conteúdos abordados no projeto e, no final, apresentar um trabalho de turma realizado pelos seus alunos. Este irá a concurso conjuntamente com os trabalhos de todas as turmas inscritas. Os trabalhos finais serão expostos na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.O projeto “No Poupar Está o Ganho” disponibiliza materiais de apoio que permitem complementar a aprendizagem dos temas de educação financeira abordados. A metodologia de implementação inclui a disponibilização de conteúdos programáticos, quer para o professor, quer para os alunos, uma visita ao Museu do Papel Moeda e formação complementar para o professor. Os conteúdos são disponibilizados atendendo à tipologia dos utilizadores e ao ano de escolaridade frequentado. O professor deverá, ao longo do ano, trabalhar com a sua turma os conteúdos abordados no projeto e, no final, apresentar um trabalho de turma realizado pelos seus alunos. Este irá a concurso conjuntamente com os trabalhos de todas as turmas inscritas. Os trabalhos finais serão expostos na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

  • É um website disponibilizado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda a todos os alunos e professores inscritos neste projeto de educação financeira. Tem por objetivo complementar, de forma atrativa e didática, a aprendizagem dos conteúdos abordados no projeto.

Autenticação